Invest Paraná orienta contabilistas sobre programa de incentivos fiscais do Estado 23/06/2021 - 16:00

A Invest Paraná, agência do Governo do Estado que atua na prospecção e atração de novos investimentos, realizou nesta terça-feira (22) um evento para apresentação e detalhamento do programa de incentivos fiscais a contabilistas e profissionais da área.

Realizado em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), o encontro foi transmitido pelo canal do CRCPR no YouTube, com a participação do presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, e mais de 350 profissionais da área.

O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, destacou a atuação da agência como ponte entre o setor público e o setor privado. “A Invest atua no sentido e auxiliar as empresas e seus representantes – profissionais contabilistas, tributaristas, advogados, consultores – para que, juntos, possamos viabilizar os projetos de investimento no Paraná. O que começa com a organização da documentação para apresentação do pleito à Secretaria da Fazenda”, pontuou.

O gerente de Mercado e Novos Negócios da Invest Paraná, Níkolas Duarte Rosa, destacou os critérios básicos para enquadramento no programa de incentivos fiscais, como o volume mínimo de investimento, que varia conforme a categoria pleiteada – projetos industriais, projetos industriais em municípios de baixo IPDM (Índice Ipardes de Desempenho Municipal), comércio eletrônico, importações e setor aéreo.

De acordo com o especialista, o trabalho de divulgação do programa tem sido constante. “O calendário de eventos da Invest Paraná para os próximos meses inclui mais edições desse formato de evento, em parceria com outros conselhos do Estado. O objetivo é difundir os conhecimentos sobre o programa de incentivos fiscais, formando uma rede de profissionais capacitados para apontar oportunidades de investimentos no Estado”, enfatizou Níkolas.

PROGRAMA – Por meio de incentivos fiscais bem estruturados, combinados com ambiente de segurança fiscal e jurídica, o Paraná já atingiu a marca de R$ 45 bilhões em projetos de investimentos da iniciativa privada desde 2019. O programa, que também tem participação da Secretaria da Fazenda, apoia tanto o novo investidor quanto empresas já estabelecidas que promovam expansão ou diversificação em seus negócios.