Invest Paraná participa de evento sobre o Mercado Brasil-Argentina 28/08/2020 - 19:22

Nessa quinta-feira (27), a Invest Paraná participou de um debate virtual sobre as perspectivas do comércio exterior: O Mercado Brasil-Argentina. O evento foi moderado pelo coordenador da Associação Comercial do Paraná (ACP), Monroe Olsen, e contou com a participação do Gerente de Mercado e Novos Negócios da Invest Paraná, Níkolas Duarte, do Cônsul da Argentina em Curitiba, Pedro Marotta, do diretor da Comércio e Head Negócios Especiais da Sancor Seguros, Juan Irigo, e o Assessor-Chefe de Relações Internacionais da prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin.

 

Durante o debate, os participantes abordaram as possibilidades de negócios entre Paraná e Argentina, especialmente no setor de turismo, e com relação a aspectos culturais e econômicos.


 
Para Rodolpho Zannin, todo o Paraná, especialmente Curitiba possui uma sinergia muito positiva e produtiva com a Argentina. "Apesar de estarmos vivendo uma situação econômica muito complexa, devido à pandemia, Paraná e Argentina estabeleceram um bom relacionamento, firmando o acordo Curitiba-Buenos Aires, além estudos sobre possíveis acordos de cooperação entre outras cidades paranaenses e argentinas", afirmou o Assessor. 

 

O Cônsul da Argentina em Curitiba, Pedro Marotta, prevê uma continuação na parceria entre as duas regiões. "A pauta entre a Argentina e o Paraná já tem um alto valor agregado, principalmente no setor automotivo. Agora o objetivo é estabelecer tarifas promocionais, tanto culturais quanto turísticas e econômicas", concluiu Marotta.

 

O Programa Paraná Competitivo foi um dos principais tópicos explicados pelo Gerente de Mercado e Novos Negócios da Invest Paraná, Níkolas Duarte. "A Invest Paraná é uma porta de entrada de investimentos no Estado, cuidando do Programa Paraná Competitivo, que, resumidamente, é um programa facilitador da instalação de novas empresas na região", explicou Duarte.

 

PARANÁ COMPETITIVO – O Programa Paraná Competitivo é um dos principais atrativos para investimentos do Estado. O programa foi criado para reinserir o Paraná na agenda dos investimentos locais, nacionais e internacionais e contempla uma série de medidas, como a dilação de prazos para recolhimento do ICMS, incentivos para melhoria da infraestrutura, comércio exterior, desburocratização e capacitação profissional, com objetivo de tornar o Estado mais atrativo para novos empreendimentos.

 

Os incentivos pleiteados pelas empresas são avaliados de forma técnica pela Invest Paraná a partir de um relatório que leva em conta as prioridades do Estado, como tipo do investimento, setor econômico, número de empregos gerados, impactos econômicos, sociais e de meio ambiente, adensamento da cadeia produtiva e grau de inovação. Após a avaliação técnica, o processo passa por análise da Secretaria da Fazenda, onde é decidida a concessão ou não dos incentivos, bem como prazo e carência.

 

Últimas Notícias