Invest Paraná conquista acesso a editais de cooperação com a União Europeia 16/04/2021 - 14:40

A Invest Paraná, agência do Governo do Estado responsável pela atração de investimentos e de apoio a empresas paranaenses, foi qualificada pela Comissão Europeia para ter acesso a editais de cooperação internacional e de recursos oriundos da União Europeia. A entidade é a primeira agência de desenvolvimento do Brasil ligada a um governo estadual a ser aprovada no mecanismo, que concentra o maior volume de recursos para cooperação técnica internacional.

Na página de Cooperação Internacional e Desenvolvimento da Comissão Europeia é publicada uma série de editais de convocatórias para parcerias internacionais em diversas áreas, nos quais a Invest poderá participar representando o Paraná. A União Europeia dedica cerca de 10% do seu orçamento para financiar ações externas de países parceiros, além de trabalhar com organizações internacionais, organismos privados e seus países-membros para aumentar o alcance dessas cooperações.

“Esse cadastro nos habilita a atuar como líderes de projetos em diversos editais da União Europeia”, explica o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin. “Foi um trabalho de muita dedicação da nossa equipe para conseguirmos essa habilitação, e já estamos com um projeto sendo inscrito em um dos editais abertos. A expectativa é iniciar ainda neste ano o primeiro projeto do Paraná com recursos do bloco europeu”.

O edital em questão é voltado a países da América do Sul e vai destinar de 1,5 milhão a 3 milhões de euros (de R$ 10 milhões a R$ 20,1 milhões na cotação atual) para financiar programas de desenvolvimento local e de aquecimento da economia no pós-pandemia. O recurso pode ajudar na execução de um novo programa do Governo do Paraná, que está em fase de elaboração pela Invest, para fomentar as vocações regionais do Estado, com foco no turismo e nos produtos de origem.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS – A aprovação no mecanismo de cooperação internacional da União Europeia é fruto de uma remodelagem na estrutura da Invest Paraná, que passou a contar, no ano passado, com uma Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais. Além de buscar financiamentos internacionais, a área também mantém diálogos constantes com as câmeras de comércio e de cooperação internacional.

“Nessa nova estruturação, a área de relações internacionais da Invest foi fortalecida, e a qualificação da nossa instituição junto à União Europeia é resultado direto desse trabalho”, afirma Giancarlo Rocco, diretor da área. “A partir de agora, poderemos requerer recursos, cooperações técnicas, participar de concursos e de outros projetos que nos colocam em outro patamar para desenvolver programas e ter acesso a recursos para o Paraná”.

Além de projetos próprios, a Invest Paraná também pode atuar como correquerente nos editais, atuando em parceria com outros órgãos e secretarias do Estado para poder alcançar recursos que envolvam áreas como a saúde, educação, meio ambiente, políticas de gênero, entre outros.

“Além de ter acesso a um grande volume de recursos para desenvolver políticas públicas do Estado, qualquer parceria com alguma instituição europeia é uma ótima maneira de divulgar nossos projetos, o que ajuda a abrir ainda mais portas para o Paraná”, salienta Bruno Banzato, consultor técnico em Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná.

Últimas Notícias